sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Questões sobre a realidade do ensino da língua portuguesa no Brasil


 1º Qual o papel do ensino da Língua Portuguesa?
 Serve para mostrar ao aluno as regras de organização e funcionalidade da língua. Para que ele saiba como e porque se dão a estruturação da mesma.

2º Como você aprendeu sobre o ensino da Língua Português?
 Me lembro pouquíssimo sobre os anos de alfabetização e as séries iniciais, por essa razão não sei como se deu meu primeiro contato com o estudo da língua portuguesa. Nos ensinos fundamentais e médio lembro me que através  de textos literários e não - literários análisavamos os conceitos trazidos pela gramática normativa. Eu particularmente me sentia incomodada porque precisavamos memorizar as regras conceituais e suas exceções. Também não fomos estimulados a pensar a respeito da fundamentação dos conceitos, apenas os gravavamos para aplicá-los nas avalições.

3º Quais são os principais problemas no ensino da Língua Portuguesa?
 Hoje, como estudante de letras e conhecendo um pouco sobre os estudos linguísticos percebo o quanto a gramática normativa é descontextualizada da realidade dos falantes. Creio que o grande problema do ensino do português é o distanciamento entre os falantes e as regras, linguagem e a representação de "um falar perfeito" que não existe,  que é imposto como coerente e que acaba promovendo, afirmando e mantendo o preconceito social, sendo esta a maior barreira imposta pela gramática aos seus falantes.
As regras não se aplicam a todos os casos e surge então uma gama de exceções que serão apenas gravadas e consequentemente esquecidos, depois uma linguagem não mais utilizada, à exemplo, entender sujeito e predicado através do fragmento de um livro de Machado de Assis, são outros casos que creio que dificultam o ensino da língua.

4º Consequências e soluções do ensino da Língua Portuguesa?
As consequências para os alunos são o desinteresse pelo o estudo da língua, a criação de uma barreira para a prática da leitura, uma vez que, a associam como uma atividade maçante e sem importância prática em seu cotidiano.
Para os professores em exercício e os aspirantes a professores sobra sentir a desvalorização e consequente desestimulação pela prática educacional, o que acaba reforçando (além de outros fatores) o caos que presenciamos na situação da educação no país.
 Espero que as discussões  e reflexões com a professora e a turma me ajudem a pensar meios de diminuir ou até mesmo encontrar soluções viáveis para a díficil situação o ensino da língua portuguesa.

Um comentário: