Equipe: Liliam Lima, Nádia Rosário e Taís Soares
Após a leitura e breve discussão do texto "Os professores diante do saber: esboço de uma problemática do saber docente" de Tardiff, observou-se que o mesmo aborda a relação dos professores com os saberes partindo da afirmativa inicial que o professor é aquele sabe alguma coisa e cuja a função consiste em transmitir esse saber a outro.
O autor afirma que o grande problema sobre esse conceito começa no momento em que tentamos analisar mais profundamente como se dá a relação dos professores do ensino fundamental e médio com os tais saberes. O saber docente se compõe de diversos saberes e de diferentes fontes como: disciplinares, curriculares, profissionais e experenciais.
Considera-se que o professor deveria agregar conhecimentos relativos a sua disciplina, conhecimentos pedagógicos para que dessa forma sua prática docente fosse melhor desenvolvida e também agregar a esses conhecimentos os conhecimentos prévios dos alunos.
Assim a prática docente pode ser articulada entre os saberes e a partir deles os professores podem interagir e mediar conhecimentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário